PORTAL DE NOTÍCIAS

TUDO SOBRE O UMBIGO DO RECÉM NASCIDO [GUIA PRÁTICO]

PUBLICADO EM 15/10/2019

umbigo-recem-nascido-bebe

Sejam bem-vindos a maternidade! O recém-nascido é menos frágil do que você pensa, mas devem-se ter alguns cuidados nesta fase principalmente em relação ao coto umbilical do recém-nascido. Confira agora TUDO SOBRE O UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO!

Muitas mães de primeira viagem entram em pânico só de pensar em como irão cuidar do umbigo do recém-nascido, surgem muitas dúvidas e é natural esse medo. A boa notícia é que é mais fácil do que qualquer mamãe pode imaginar. Denominado de coto umbilical nada mais é do que um pequeno pedacinho do  cordão umbilical que fica preso ao umbigo do recém-nascido. Sua coloração passa de branca azulada para preta, e seu aspecto passa de gelatinoso para seco e duro conforme vai secandoMas afinal quais as principais dúvidas que surgem a respeito do umbigo do recém-nascido ou mais precisamente, do coto umbilical?

Por que o recém-nascido fica com esse coto umbilical?

umbigo-recem-coto-umbilical

Durante a fase em que os bebês ficam dentro do útero da mãe, o objetivo do cordão umbilical era transportar nutrientes e oxigênio para o bebê.  Quando o recém-nascido nasce é cortado esse cordão umbilical até a altura de 2 cm, mais ou menos, de sua barriga. Essa pequena sobra do cordão umbilical é o coto umbilical. No momento em que o cordão umbilical do recém-nascido é cortado essa ausência de oxigênio leva à abertura de suas vias aéreas, ou seja, os pulmões. Os mesmos cuidados realizados no hospital na região do coto umbilical do recém-nascido devem continuar em casa até que ele caia.

Limpar o coto umbilical não provoca dor no umbigo do recém-nascido

Muitas mães imaginam que o recém-nascido sente dor durante a higiene do coto umbilical. Mas isso não é verdade! Lembre-se que o denominado coto umbilical do recém-nascido é apenas um pedaço de pele, é um tecido morto, não possui nervos e, portanto, não dói.  Realize sem receio a higiene correta do coto umbilical do recém-nascido a fim de evitar infecções. Embora não provoque dor no recém-nascido o coto umbilical não deve ser puxado, ele irá se desprender sozinho até cair.

 

QUAIS OS CUIDADOS COM O UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO?

umbigo-recem-nascido-bebe-cuidados

 

Como limpar o umbigo do bebê?

Primeiramente você deve lavar sempre bem as mãos antes de realizar a higiene na região do umbigo do recém-nascido. O mais indicado pelos médicos é o uso de um cotonete que deve ser umedecido em álcool a 70% e passado em toda a área do umbigo do recém-nascido a cada troca de fralda. É importante manter o coto umbilical do recém-nascido limpo e seco a fim de evitar possíveis infecções. Quanto mais essa área puder respirar mais rápido o coto umbilical irá secar e, consequentemente, cair. Durante o banho do recém-nascido você pode lavar a região com sabonete neutro e água. Então após o banho do recém-nascido seque suavemente todo o coto umbilical com gaze limpa, caso seja necessário faça uso de cotonete e, em seguida, passe o álcool a 70% normalmente. Não é recomendado fechar o local com faixas e a fralda precisa ser posicionada abaixo do umbigo do recém-nascido para deixar a área mais arejada e evitar a contaminação por urina e fezes.

Trata-se de uma fase importante e que exige muitos cuidados e atenção redobrada para evitar possíveis infecções, como o tétano neonatal por exemplo. por isso a higienização correta do umbigo do recém-nascido faz toda a diferença. Grave bem: mantenha o coto umbilical limpo e seco em cada troca de fraldas que for realizar.

 

O UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO CAI COM QUANTOS DIAS? 

umbigo-recem-nascido-cai-dias

Quando cai o umbigo do recém-nascido? É uma das dúvidas mais comuns entre as mamães de primeira viagem. Seguindo o procedimento correto de higienização, o coto umbilical deve secar, ficar preto e cair sozinho entre 7 e 21 dias. Após cair é necessário continuar passando álcool a 70% por mais uma semana, que é mais ou menos o tempo para o umbigo ficar bem cicatrizado. É possível que assim que o coto cair ocorra um leve sangramento, apenas limpe com álcool a 70% normalmente. Mantendo a área seca! Você pode ajudar o coto do cordão umbilical do bebê cair e curar mais rapidamente, MANTENDO-O SECO entre as limpezas.

UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO DEMORANDO A CAIR

Se passar dos 21 dias e o umbigo do recém-nascido estiver demorando a cair é aconselhável procurar ajuda pediátrica.

 

UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO DEPOIS QUE CAI e UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO SANGRANDO APÓS CAIR

umbigo-recem-nascido-sangrando

Você pode notar um ponto vermelho e de aparência ‘crua’ logo após a queda do coto umbilical. Uma pequena quantidade de líquido às vezes com sangue pode escorrer para fora da área do umbigo. É normal que isso dure até 2 semanas após a queda do coto.

Caso não cicatrize ou seque completamente dentro de 2 semanas, entre em contato com o pediatra do bebê. Você também deve entrar em contato com o médico caso:

Note se existe a presença de um caroço úmido e vermelho no umbigo do bebê que dura mais de duas semanas após a queda do cordão umbilical. Este pode ser um pedaço de tecido ‘extra’ denominado granuloma umbilical.

Um granuloma umbilical é uma das anormalidades umbilicais mais comuns em recém-nascidos. O granuloma parece uma bola de tecido úmido e vermelho no umbigo. Sintomas adicionais podem incluir: a presença de muco pegajoso, irritação leve da pele ao redor do umbigo. Granulomas umbilicais geralmente não são motivo de preocupação e não causam dor ou desconforto. Normalmente sem apresentar febre no bebê, mas é preciso levar ao médico para tratar esse pequeno problema!

No entanto, eles ocasionalmente são infectados. Os sintomas de uma infecção podem incluir: febre, dor ou desconforto ao tocar o umbigo ou o tecido circundante, aumento de inchaço, calor ou vermelhidão na área ao redor, estrias vermelhas que levam do umbigo e drenagem do pus do granuloma. Os pais ou responsáveis devem relatar sintomas incomuns nessas visitas. Se suspeitarem de uma infecção, devem entrar em contato com um médico imediatamente.

CAUTERIZAÇÃO DO UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO

umbigo-recem-nascido-cauterizacao

O granuloma umbilical é tratado com nitrato de prata aplicado ao coto umbilical com um cotonete. O nitrato de prata age para cauterizar e secar o tecido na base do coto, permitindo que a pele normal cresça novamente. Isso pode ser repetido até que o granuloma umbilical seja curado. Após um tratamento, não é necessário se preocupar com um pouco de descarga escura da área e, às vezes, há manchas temporárias na pele. Além disso, o procedimento não é doloroso para o bebê.

A causa de granulomas umbilicais ainda é incerta na comunidade médica, mas de qualquer forma acredita-se que não estão relacionados à qualidade dos cuidados que um bebê recebe ou a qualquer outra condição de saúde.


QUANDO E COM O QUÊ SE PREOCUPAR EM RELAÇÃO AO UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO

umbigo-recem-nascido-quando-se-preocupar

Existem alguns sinais de alerta em relação ao umbigo do recém-nascido e que você precisará notificar o pediatra para as devidas providências. Mau cheiro e pus amarelado na área do coto umbilical podem ser sinais de possível infecção. Se a área ao redor do umbigo estiver avermelhada ou inchada também podem ser sinais de algum tipo de infecção. Nestes casos é preciso entrar em contato com o pediatra responsável ou levar o recém-nascido até um pronto socorro o mais breve possível.

 

UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO ESTUFADO (Hérnia umbilical no recém-nascido)

umbigo-recem-nascido-estufado

Alguns recém-nascidos podem ficar com o umbigo um pouco saltado ou estufado após a queda do coto umbilical, nada mais é do que uma hérnia umbilical. Essa hérnia umbilical não representa qualquer prejuízo a saúde do recém-nascido ou do bebê.

Na maioria dos casos não é necessário cirurgia ou outros tipos de tratamento, a hérnia umbilical pode sumir até os 2 ou de 3 anos de idade do bebê em função do desenvolvimento natural da musculatura do abdômen. O pediatra responsável analisará o caso específico e saberá como orientar a família.

 

É NORMAL SANGRAR O UMBIGO DO BEBÊ? (Umbigo do recém-nascido sangrando)

Existem muitas dúvidas, medos e preocupações quanto ao sangramento no umbigo do recém-nascido. Mas saiba que é bastante comum ocorrer este pequeno sangramento, normalmente quando o coto umbilical está cicatrizando. Sempre que houver esses pequenos sangramentos é preciso higienizar melhor e mais vezes ao dia.

 

UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO COM MAU CHEIRO

umbigo-recem-nascido-mau-cheiro

Já em casos onde o sangramento aparece em excesso ou com outro tipo de secreção associado é preciso consultar um pediatra para avaliar. Caso houver cheiro desagradável na região do umbigo ou a mesma apresentar qualquer tipo de inchaço é possível que esteja infeccionada, nestes casos também é preciso procurar auxílio médico urgente.

 

UMBIGO DO RECÉM-NASCIDO AMARELADO

umbigo-recem-nascido-amarelado

Saiba que a aparência do coto umbilical pode variar desde os mais grossos ou espessos e que demoram mais para secar até os mais fininhos, e sua cor de amarelo à esverdeado. De um jeito ou de outro os cuidados com o umbigo do recém-nascido são os mesmos. O umbigo do recém-nascido pode eventualmente apresentar uma secreção amarelada e com cheiro desagradável, podendo significar que esteja infeccionado. Na dúvida consulte o pediatra responsável!

GOSTOU? VOCÊ PODE SE INTERESSAR TAMBÉM POR:

TUDO SOBRE O COCÔ DO RECÉM-NASCIDO E DO BEBÊ! 

TUDO SOBRE A CÓLICA NO RECÉM-NASCIDO | GUIA PRÁTICO

10+ CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO | 2019

7+ FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL | 0 a 6 anos

5 CARDÁPIOS PARA BEBÊS DE 6 MESES COM HORÁRIO

CONCHA DE AMAMENTAÇÃO, QUAL A MELHOR? | GUIA COMPLETO

Mais Notícias

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos dos profissionais especializados tais como médicos, advogados, nutricionistas, psicólogos e quaisquer outros profissionais relacionados ao tema descrito."